
Hoje vamos conhecer um pouco sobre os tipos de ginástica laboral.
Mas antes, você sabe qual é a definição de ginástica laboral? Laboral vem do latim labore e quer dizer trabalho. Já a palavra ginástica nada mais é do que a arte de exercitar, fortificar e desenvolver o corpo através de certo número de exercícios físicos. Assim fica fácil entender que ginástica laboral é uma modalidade de atividade física, ela é um conjunto de exercícios realizados no ambiente de trabalho e durante o expediente.
A logística laboral é aplicada por profissionais habilitados, são eles: os educadores físicos e os fisioterapeutas, conforme regulamenta o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).
Mas se você esta se imaginando fazendo duzentas flexões ao lado do seu computador, tenha em mente que o educador físico serve exatamente para adequar as necessidades e os benefícios ao ambiente em que é requisitado.
Chegamos então aos tipos de ginástica laboral, são eles:
Compensatória
Esta atividade é realizada durante a jornada de trabalho com diversos benefícios, como a recuperação das atividades musculares, ativação da circulação sanguínea e também a melhora no movimento das articulações. Nela o trabalhador realiza uma pausa em suas atividades para minimizar, através dos exercícios, os desconfortos, tensões e dores que estejam começando a surgir. Além de reduzir a fadiga e prevenir as doenças ocupacionais.
Alguns exemplos são atividades de alongamento, flexibilidade e correção da postura, realizados com, ou sem, auxílio de materiais específicos.
A compensatória então compensará os movimentos repetitivos para eliminar os resíduos metabólicos, relaxando a musculatura e alinhando a postura, melhorando consequentemente a produtividade.
Se você trabalha muitas horas em uma mesma posição, sentado e digitando, por exemplo, ela te trará ótimos benefícios em um curto prazo.
Este tipo de atividade também auxilia a equipe como um todo, já que o profissional da ginástica laboral sabe adequar exatamente o que o departamento inteiro necessita, levando em consideração as atividades exercidas pela área.
Ginástica de relaxamento
Este tipo é praticado normalmente ao final da jornada e serve para aliviar a carga e tensões adquiridas no expediente, mas nada impede que ocorra entre um intervalo e outro.
Alguns exemplos são meditações, exercícios de respiração e massagem.
Um exercício muito utilizado é a respiração profunda, nele com os olhos fechados expiramos completamente pela boca e inspiramos lentamente pelo nariz, repetimos algumas vezes e logo começamos a nos sentir mais serenos.
Este é somente um deles, há outros como: flexão de dedos, o ato de espreguiçar, exercitar punhos e mãos, contrações das palmas, entre muitos outros. Todos servem para suavizar o ritmo de trabalho reduzindo stress e tensões.
A ginástica de relaxamento auxilia também nos relacionamentos, pois acalma e acaba por amenizar os desentendimentos de trabalho e familiares. Afinal depois destes exercícios, o trabalhador consegue ter uma relação social mais amena, tranquila e amigável.
E agora que já sabe um pouco dos tipos de ginástica laboral, nos conte seu favorito nas nossas redes sociais: Instagram e Facebook